sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sandinistas: reelembrar é preciso


por Júlio Lázaro Torma


"Só os operários e os camponeses irão triunfar" (Augusto César Sandino)


Durante toda uma década,para todos os lutadores sociais e de esquerda a pequena Nicarágua(Nica),foi um referencial de luta apaixonante,assim como Cuba era o sonho de ontem(anos de 1960-1970) e a Nicarágua foi a realidade destes lutadores dos anos de 1980. Neste dia 19 de Julho de 1979,o povo nicaraguense e a Frente Sandinista de Libertação Nacional(FSLN),aliados aos setores democráticos da burguesia produtiva nacional,derrotaram uma das ditaduras mais corruptas e sangüinarias dao mundo,a ditadura somozista,que governou o pais por quatro décadas.Onde a familia Somoza controlava grande parte das riquezas nacionais como a terra,indústria e governava a mão de ferro uma das ditaduras mais conservadora,violenta e corrupta do mundo,com o apóio explicito dos Estados Unidos da América. Em 1959,um pequeno pais da América Central, Cuba após dois anos de luta guerrilheira em Sierra Maestra,protagonizou uma revolução popular que derruba a ditadura militar de Fulgêncio Batista e implanta um governo popular,o primeiro da América,com os jovens Fidel Castro, Raul Castro, Ernesto Che Guevara e Camilo Cinfuegos. A FSLN,um movimento guerrilheiro fundado em 1961,pelos jovens Carlos Fonseca,Tomás Borge e Sílvio Mayorga,dos três fundadores só Tomás Borge vive o triunfo revolucionário. Foram dezoito anos de luta guerrilheira contra a ditadura e a divisão da Frente em três tendências(Guerra Popular Prolongada, Proletária e Insurrecional),na qual era composto por estudantes,operários,camponeses.Neste tempo atuaram no completo isolamento perante as massas populares,fizeram ações espetaculares como a tomada do Palácio Nacional,a casa de um empresário que estava fazendo uma festa para executivos de multinacionais. Os guerrilheiros organizam o povo nos campos e nas cidades,a capital Manágua é destruída por um forte terremoto em 1972,o que gera o descontentamento popular em relação ao governo de Anastácio Somoza e a pobreza reinante no pais. A luta contra a ditadura une em torno dos 1500 guerrilheiros da FSLN, escritores, jornalistas, empresários, professores universitários, setores das Igrejas Católica, Episcopal Anglicana, Batista e Evangélica, médicos,advogados entre outros. Em janeiro morre o jornalista Pedro Chamorro,dono do maior jornal do pais La Prensa de oposição a Somoza.

A morte de Chamorro cria comoção nacional e aumenta a oposição ao governo e a simpatia aos guerrilheiros sandinistas,do outro lado a burguesia cria a FAO( Frente Amplia de Oposição),que devende a renuncia de Somoza e a criação de um governo pró E.U.A.Com o assinato de Chamorro os Estados Unidos da América,principal aliado de Somoza,rompe relações com o governo somozista. Sandinismo em homenagem ao líder negro camponês Augusto César Sandino que nos anos de 1930,lutou contra a intervenção estadunidense na Nicarágua, cuja bandeira era vermelha e negra. Após a tomada do poder pelos sandinistas, Somoza foge com três aviões para Miami e depois se refugia no Paraguai,onde é assassinado com um tiro de bazuca na cabeça. Os Sandinistas,tomam o poder através de uma junta que conta com o apoio da viuva de Pedro Chamorro,a senhora Violeta Chamorro,que depois se torna inimiga da revolução,o governo popular mescla o marxismo,cristianismo e o nacionalismo de Sandino. Um governo que desapropriou as terras e bens da familia Somoza,que deu liberdade aos partidos políticos,religiões em que a propriedade privada foi respeitada,economia mista,onde a economia socialista e capitalista conviviam juntas.No campo ideológica a revolução era anti-imperialista e não alinhada a nenhum bloco( E.U.A e URSS). A revolução sofreu um bloqueio econômico dos E.U.A,que forçou um alinhamento com a União Soviética,o empresariado sai do governo e setores da Igreja no caso Dom Obano Bravo,arcebispo de Manágua se unem e apóiam os contras da Frente Democrática Nicaraguense( FDN),soldados somozistas financiados pelos Estados Unidos. Os E.U.A,financiam os contras com o dinheiro do narcotráfico e de armas vendidos ao Irã,o famoso escândalo "Irã-contras",armas usadas na guerra Irã-Iraque. Durante os onze anos de governo popular de Daniel Ortega(FSLN) de 1979-1990,mesmo em meio as destruições matériais e humanas causadas pela contra e dos empresários ambiciosos a revolução realizou grandes feitos como a constituinte com grande participação popular,eleições presidenciais de 1985,com o triunfo da FSLN. Distribuição de 2milhões de hectares aos camponeses,construção de casa populares para 90 mil familias,redução do analfabetismo de 53% para 12% da população,onde estudantes e professores voluntariamente alfabetizavam o pov,redução da mortalidade infantil e de doenças como a febre amarela e o reflorestamento de áreas devastadas com as árvores nativas da região.

A derrota eleitoral dos Sandinistas para os contras tres meses após a queda do muro de Berlim(1989),foi um ato terrorista,onde 4 milhões de nicaraguenses,com uma AR 15 na cabeça e cansados de guerra,tiveram que se despir de sua dignidade ao votar na direita,cuja candidata foi Violeta Chamorro. A revolução Sandionista foi a revolução mais bonita do mundo,pois ela foi fruto da luta,das cores,dor,paixão,alegria de um povo.Em 2007,a FSLN,retorna ao governo no Pálacio Nacional com Daniel Ortega na frente,mesmo que hoje a pequena Nica após tempos de guerra e de neoliberalismo de 1991-2007,foi reduzida a pobreza,o seu povo ainda tem fé e esperança de construir uma Patria Libre e soberana,o sonho de todos os sandinistas e do povo nicaraguense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário