sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Orgulho de ser gaúcho?

por Júlio Lázaro Torma

Nesta semana o estado do Rio Grande do Sul,os gaúchos da diáspora que moram em outros estados e países os seus descendentes,comemoram a semana farroupilha, o dia 20 de setembro, o inicio da " Revolução Farroupilha" ou da "guerra dos farrapos"( 1835-1845).

Um dos conflitos mais longos da história do estado e do Brasil, onde os lideres farroupilha,fundaram a República de Piratini( 1836-1845), que firmou a identidade de ser gaúcho,ser contra o poder central. Pois o gaúcho era antes sinônimo de vagabundo,andarilho, ladrão de gado, andante pelos campos da pampa.

Segundo a ideologia dominante da época e que se manteve até a segunda metade do século XX,quando foi fundado o primeiro Centro de Tradições Gaúchas ( C TG),no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre.

Tal ideologia gerou os massacres dos índios charruas no dia 11 de abril de 1831,por Flutuoso Riveira em Salsipuedes no Uruguay, o massacre dos lanceiros negros no morro dos Porongos em Pinheiro Machado( RS), após a revolução farroupilha(1845), é contestada no famoso épico do gauchismo " Martin Fierro"( 1872) de José Hernandez.

Hoje ser gaúcho é um orgulho regional,cultivado pelo MTG( Movimento de Tradições Gaúchas), mídia e incentivado pelos governos do estado,se tornando uma ideologia o "gaúchismo".Ideologia está que se tornou peças de marketing,como :" há,há eu sou gaúcho!", "Ter orgulho de ser gaúcho!","Nós os gaúchos somos os melhores"...

O que vemos no estado, é uma situação de vergonha, onde a elite gaúcha,o governo do estado, o ministério público estadual, estão em estado de decomposição,verdadeiros sepulcros caiados.
Os fatos de desvios éticos e morais de quem deveria administrar com justiça os bens do povo,a criminalização dos movimentos sociais,o assassinato de trabalhadores como Elton Brum da Silva,prisão de lideranças e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade.

Criminalização praticada pelos poderes constituídos,como governo do estado, MPE, policia,tem dado incentivo ao crime organizado,nas áreas populares,onde os criminoso ameaçam a população indefesa,reprimem os militantes sociais,com ameaças,invasões de domicílios...

Pois eles sabem que não vão serem reprimidos pela policia,pelo poder judiciário,tais ações deles poderão levar a ações extremas dos orgãos estatais como aconteceu em maio de 2007 em São Paulo,onde a população indefesa foi vitima.

Eu como cidadão gaúcho tenho vergonha de morar num estado dominado por bandidos,sejam eles criminosos deliqüentes como políticos corruptos e imundos,que usam o poder para se protegerem.
O orgulho de ser gaúcho,acabou,principalmente, o nde os ideais farroupilha de "Igualdade, Fraternidade,Liberdade",se converteram em " Corrupção, violência e impunidade".
Será que poderemos celebrar o 20 de setembro?